Onde ir com meu Autista

Dicas preciosas para as mamães especiais.

sábado, 22 de abril de 2017

Por que autistas usam fila preferencial??

Com 0 Comentario


Eu resolvi fazer essa postagem depois de duas situações que aconteceram comigo essa semana e que provavelmente toda família autista já passou ou tem medo que aconteça, o olhar ou comentarios de reprovação por estarmos usando fila preferencial ou a vaga destinada a pessoas com deficiência.

Eu fui com meu filho pagar contas, estacionei o carro, desci, retirei ele que ele estava tranquilo e feliz e demos uns 5 passos para longe do carro quando escuto:"Não tem nem vergonha". Eu parei, olhei e perguntei: como?? O sr idoso que fez o comentário resmungou alguma coisa e continuou andando rapidamente no sentido contrario a nós, eu entendi o comentário, era visível no painel do carro a credencial de estacionamento em vagas especiais, mas mesmo assim o sr achou que deveria ter descido uma pessoa numa cadeira de rodas. Confesso que esse foi o primeiro comentário que ouvi relativo a isso, mas se eu contasse os olhares e pensamentos não verbalizados já teria perdido a conta. Logo chegamos na lotérica, aquela fila quilometrica pois a mega sena estava acumulada e entramos na fila preferêncial. Sabe quando você percebe que tem gente olhando, então, eu sentia as pessoas em volta olhando abismadas, eu estava com meu filho de 3 anos no colo pois ele estava impaciente e logo começaria a querer ir embora. As pessoas me olhavam com uma cara de reprovação e estavam conseguindo me deixar constrangida, como se eu estivesse com aquela criança grande no colo pra tirar vantagem, ser atendida primeiro, que pouca vergonha!!

Então resolvi fazer esse texto para esclarecer para vocês o porque um autista é preferencial:

Primeiro e mais importante:
Porque sim!!!
Ah tá, não era essa o tipo de resposta esperada??ok, mas é porque sim mesmo, não existe um autista igual ao outro, mas uma coisa é fato, eles ficam entediados facilmente e meu amigo quando uma criança autista quer ir embora nem corda de aço segura, se alguem disser um não pode desencadear uma crise linda, gritos horripilantes como se uma criança estivesse em intenso sofrimento, giros no chão, uma mãe correndo atras do filho, uma criança batendo na mãe, enfim, qualquer coisa que não seria bem aceita pelas pessoas.

Mas ele não parece autista?

Meu deus do céu criatura, você queria que ele fosse azul?tivesse 3 olhos?ou tivesse um crachá?? É fácil reconhecer uma criança autista quando ela é severa, se bate, grita, emite sons altos, mas nem todos os autistas são severos, eles estão aí em volta, são iguais seus filhos, o que o autismo tem é o prejuízo na comunicação e alguns comportamentos descontrolados, então, respeitem mais as pessoas e mais importante, na duvida não se meta onde não é chamado. E as vezes ele não parecer autista é um elogio sim, mas para isso eles enfrentam muitas terapias (psicologos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiologos, consultas com médicos diversos, remédios, esportes, hidroterapia, equoterapia, e um monte de outras atividades e recursos que as familias usam para que ele tenha uma qualidade de vida que realmente os permita ter autonomia e que realmente não pareçam ser autistas, não porque é feio ser autista, mas para que eles vivam melhor. Em breve o simbolo do autismo vai estar nas placas de atendimento preferêncial e acredito que vai ser mais falado sobre isso pela sociedade, ebaaa.

E por que eles utilizam a fila preferêncial e credencial de vaga especial de estacionamento??

 Art. 1º A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. 

     Parágrafo único. Aplicam-se às pessoas com transtorno do espectro autista os direitos e obrigações previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, promulgados pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, e na legislação pertinente às pessoas com deficiência. 

+1

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Minha foto
Uma mãe que se preocupa em divulgar suas causas e incluir seus filhos nas suas loucuras.