Onde ir com meu Autista

Dicas preciosas para as mamães especiais.

sábado, 19 de agosto de 2017

Vestibular da UFPR e uma forma de ajudar nossa causa

Com 0 Comentario

Olá Pessoal.
Hoje vim dar uma dica para as famílias que possuem uma pessoa com deficiência e que tem vontade de voltar a estudar pra melhorar a vida de toda a comunidade. Está aberta a inscrição para o vestibular da Universidade Federal do Paraná.
Eu vou contar minha experiencia com o vestibular e a universidade para que vocês vejam que não é impossivel fazer uma universidade publica e um curso que pode ajudar muito as outras pessoas com deficiencia. Eu sou aluna do curso de Expressão Grafica, um curso que envolve todo o universo do 3D, tecnologias novas e pretendo trabalhar com a famosa tecnologia assistiva que é uma forma de utilizar a tecnologia para beneficiar a vida de pessoas que tem alguma necessidade especial. Quanto ao meu curso eu não recomendo pra quem tem dificuldade com matematica, aconselho pesquisar o curso que te interessa, pra ver se as materias estão dentro do que vocês procuram, eu por exemplo já iniciei um curso de psicologia anos atras, mas acabei trancando, confesso que uma materia que reprovei 3x e nunca iria passar era anatomia, não consigo ver sangue, partes de corpo, saber que ali tem uma pessoa cortada em pedaços, então analise bem tudo isso. 
Quando pensamos no vestibular da UFPR logo vem a idéia que deve ser bem dificil, lembramos de algum conhecido nosso que se matou de estudar em cursinhos e não passou e nos achamos incapazes de conseguir, mas, nem todos os cursos são tão concorridos e muitos fatores influenciam na aprovação, se um candidato zerar todas as questões de geografia por exemplo, já esta fora, então é grande a chance pois muita gente erra todas as questoes de uma materia. Muita gente se inscreve e não comparece fazer a prova, muita gente erra  na redação, muita gente passa e nem a matricula vai fazer e pode acontecer de ser chamado em uma segunda chamada, e no ultimo vestibular pra ter uma idéia ocorreram 6 chamadas em alguns cursos. Ansiedade também atrapalha muito, quando eu fiz o vestibular lá nos meus 18 anos era tanta competição, alunos de varios cursinhos com camisetas garantindo que eles iriam passar que mexeram comigo na prova, em 2014, com mais experiencia e fazendo vestibular sem aquele compromisso todo fui bem melhor que 10 anos antes, pois não deixei a ansiedade me consumir, inclusive pra vocês terem uma ideia, eram 34 vagas e eu fiquei em 10º lugar de todos os que passaram no mesmo curso que eu, lembrando que concorri com a galera dos cursinhos. Não estou dizendo para me gabar, mas para mostrar que não é tão dificil. Pra vocês terem uma idéia eu terminei o ensino médio em 2003 e passei no vestibular em 2015, sem ter feito nenhum cursinho, não é impossivel passar e ainda da tempo de se preparar para a prova.
Uma dica que dou a  vocês que tem vontade de contribuir para a causa da pessoa com deficiencia é olhar os cursos que a universidade oferece, se você sonha com medicina aí lamento informar que realmente precisa se preparar pois é muito concorrido, assim como psicologia, mas sabemos como é dificil encontrar um terapeuta ocupacional , pois se formam muito poucos e em curitiba a UFPR é a unica que tem o curso, e ele não é tão concorrido assim, no ultimo vestibular foram 2,48 pessoas, ou seja, a cada duas e meia uma passou, lembrando que tem as pessoas que ja citei que nao vao fazer prova e zeram alguma materia a chance é beeeeeeem grande. Nesse link aqui você ve a  Relação candidato Vaga UFPR 2017 .

Outra coisa bem bacana que a UFPR tem é a parte do auxilio à permanencia do aluno no curso, existem bolsas para ajudar com custos como xerox, transporte, alimentação...no ultimo edital eu consegui a bolsa R$400, o auxilio creche pra minha filha R$250 e não pago pra almoçar nos restaurantes da universidade que já é um valor baixo R$1,30. Tem também a chance de fazer um curso de idiomas gratuito pelo CELIN e academia gratuita na faculdade mesmo pra quem tem esse auxilio.

Mas se liguem nas datas pra quem precisa de insenção da taxa de incriçao:
As inscrições serão realizadas a partir do dia 16/08 até às 23h00min do dia 14/09/2017, podendo o pagamento da taxa de inscrição ser efetivado até o dia 15/09/2017
 Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus junto ao Núcleo de Concursos, mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico (Decreto 6.593 de 02/10/08) ou para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada (Lei nº 12.799, de 10/04/13). O pedido de isenção deverá ser solicitado utilizando um dos formulários específicos disponíveis neste link durante os seguintes períodos:
  • Por meio do CadÚnico: de 16/08/2017 a 23/08/2017
  • Por meio da Lei nº 12.799/2013: de16/08/2017 a 30/08/2017
Não esqueçam de ler o edital e o Guia do candidato e boa sorte a todos.


+1

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Minha foto
Uma mãe que se preocupa em divulgar suas causas e incluir seus filhos nas suas loucuras.